Cultura e observação

Você sabe quem são os Moken?

São nômades marítimos. Pouco antes do tsunami de 2004 varrer as ilhas em que eles viviam no Oceano Índico, os Moken perceberam que os pássaros haviam parado de cantar e os golfinhos estavam nadando mais para o alto-mar. Assim, todos entraram nos barcos e também foram para o alto-mar, onde a crista do tsunami era mínima e passou direto por eles. Nenhum Moken ficou ferido.

Outros povos, que há muito se esqueceram de escutar os pássaros e observar os golfinhos, bem como o que fazer com isso, pereceram.

Essa história* ilustra a importância da criação e manutenção de uma cultura inteligente, enriquecida pela observação atenta aos acontecimentos do ambiente.

No mundo corporativo funciona da mesma forma, quando a cultura é bem planejada os resultados são excelentes. Porém quando deixada de lado, acaba sendo construída de forma desordenada, pelos diferentes valores de cada funcionário, gerando stress, desperdício de verba e insatisfação dos clientes.


*a história dos Moken foi extraída do livro Foco (Daniel Goleman)

Anúncios

Um comentário sobre “Cultura e observação

  1. Na hora das decisões …..pense a respeito …..durante alguns dias….em horários diferentes….se não for a solução mais correta…..melhor aguardar mais alguns dias ou até …meses ….para a nossa Micro Empresa…..tem dado certo…..já lá vão 24 anos .

Os comentários estão desativados.